
Foto: Joisel Amaral
O Corinthians entrou em campo jogando fora de casa, no estádio Jorge Ismael de Biasi (o Jorjão), em partida válida pela terceira fase da Copa do Brasil, enfrentando o Novorizontino. Após acompanhar nos camarotes do Maracanã a goleada sofrida no último final de semana por 4×0 para o Flamengo e com apenas um treino, o técnico Dorival Jr. surpreendeu a todos, poupando a maioria dos atletas e colocando um time alternativo com um meio de campo mais compacto e encorpado. Ele mudou o esquema para um 4-1-2-1-2. Na defesa, o novo técnico escalou Hugo Souza, Matheuzinho, André Ramalho, Cacá e F. Angileri. As novidades ficaram por conta da dupla de zagueiros, com Gustavo Henrique lesionado e Félix Torres muito contestado. Dorival Jr. deu uma oportunidade para Cacá, que vinha sendo esquecido no banco de reservas, e para André Ramalho, que também não vinha tendo boas sequências de jogos. Para o meio de campo, Maycon, Alex Santana, Charles e Breno Bidon formavam um quarteto forte, com tentativa de saída de bola, o que não acontecia nos últimos jogos. Maycon, escalado como volante fixo para proteção da zaga e capitão da equipe, fez uma partida muito boa, contendo ataques e mostrando boa leitura das jogadas do adversário. Alex Santana e Charles, além de marcarem, quando tinham a bola saíam e tentavam apoiar e chegar como opções de ataque. Por fim, Breno Bidon, garoto da base escalado mais à frente para dar opções para a dupla de ataque e, com velocidade, tentar ser o criador de jogadas do time, mas no decorrer da partida o camisa 27 não conseguiu atender às expectativas de substituir Rodrigo Garro, que segue em fase de recuperação. Para o ataque, Talles Magno, um dos artilheiros do Timão na temporada, e Héctor Hernández, centroavante que não estava tendo oportunidades como titular, tentavam mostrar seu valor. Já o Novorizontino do técnico Umberto Louzer, à frente da equipe invicto desde que chegou (2V/3E), tentava manter a boa fase, aproveitar a má fase do Corinthians e construir um bom resultado para o jogo de volta em Itaquera.
O Novorizontino começou bem a partida e, nas duas primeiras oportunidades, teve um cabeceio de Patrick finalizado para fora e Pablo Dyego teve uma finalização defendida por Hugo Souza, procurando pressionar e tentar abrir o placar logo no começo da partida. Mas, aos 10 minutos, em jogada de Talles Magno pela direita, cruzando para a área, Héctor Hernández, com o pé direito, desviou para o gol e abriu o placar após a zaga do Novorizontino não conseguir afastar a bola. Wilton Pereira Sampaio anulou o gol após o assistente invalidar o lance, e o VAR foi acionado. Depois da análise do VAR, o árbitro validou o gol. Novorizontino 0x1 Corinthians. Mesmo depois de levar o gol, o Novorizontino buscava os ataques e insistia nas jogadas ofensivas. Aos 19 minutos, Jean Irmer arriscou de fora, mas foi bloqueado pelo setor defensivo do Timão. A partida se encaminhou muito truncada e ambas as equipes paravam nas fortes marcações das zagas. Somente aos 35 minutos, Alex Santana chutou de fora da área, a bola desviou no meio do caminho e passou com muito perigo do lado esquerdo de Airton, que foi na bola, mas não evitou o escanteio. Dois minutos depois, resposta do Novorizontino: Matheus Frizzo, após cruzamento de Luís Oyama, cabeceou e a bola passou perto do gol de Hugo Souza. Terminou o primeiro tempo e o Corinthians, mesmo não fazendo uma partida brilhante, foi para o intervalo com a vantagem.
Umberto Louzer, atrás no placar, sacou Jean Irmer e Waguininho e promoveu as entradas de Fábio Matheus e Nathan Fogaça, com o objetivo de melhorar seu meio de campo. Aos 7 minutos, cruzamento pelo lado direito de Rodrigo Soares e Nathan Fogaça cabeceou no meio da área, a bola passou perto, boa chegada do Novorizontino. Logo na sequência, jogada pela esquerda, novamente Talles Magno acionou Breno Bidon, que dentro da área finalizou para boa defesa de Airton. Dorival Jr., aos 18 minutos, resolveu mexer pela primeira vez sob o comando do Timão, tirou Charles (lesionado), Héctor Hernández e Alex Santana e colocou José Martínez, Yuri Alberto e Raniele, buscando reforçar a marcação. Após as alterações, cruzamento de Luís Oyama, Patrick subiu sozinho e testou forte, exigindo excelente defesa de Hugo Souza, que com as pontas dos dedos colocou a bola para escanteio. Umberto Louzer, buscando empatar a partida, tirou Rafael Donato, capitão e zagueiro, e colocou Lucca, atacante ex-Corinthians. O Novorizontino insistia nos ataques, mas não conseguia furar a defesa do Corinthians, que via nos chutes de fora da área alternativas para assustar o goleiro Hugo Souza. Matheus Frizzo e Fábio Matheus tentaram finalizar, mas sem muito perigo ao gol do Corinthians. O Corinthians promoveu as entradas de André Carrillo e Ryan e tirou do time Breno Bidon e Maycon. Nos minutos finais, o Novorizontino se lançou ao ataque a fim de buscar ao menos o empate. Aos 38 minutos, Fábio Matheus cruzou na área e Dantas cabeceou sem direção, a bola passou por cima da trave direita e levou perigo ao gol corintiano. O Novorizontino tirou Matheus Frizzo e Luís Oyama e pôs Léo Natel e Marlon na esperança de buscar o empate jogando em casa. Após um cruzamento da direita e assistência de Nathan Fogaça de cabeça, Marlon recebeu com condições claras na marca de pênalti e soltou uma bomba de primeira, mas a finalização subiu, passando pelo travessão do lado esquerdo de Hugo Souza. O Novorizontino perdeu a melhor oportunidade de empatar o jogo. Fim de partida no Jorjão: Novorizontino 0x1 Corinthians. Ao final da partida, uma torcedora gritou para o técnico Dorival Jr.: “Dorival, você está na verdadeira seleção!”.
Com a derrota, o Novorizontino retoma suas atenções para a Série B do Brasileirão e vai a Goiânia enfrentar o Atlético-GO, pela sexta rodada. O Corinthians, por sua vez, encara sábado o Internacional em Itaquera, pela sétima rodada da Série A do Brasileirão. Dorival Jr. estreia com o pé direito, descansa vários jogadores que vinham com uma carga excessiva de jogos, conquista a primeira vitória sob seu comando e sabe que sua jornada está apenas começando e terá muito trabalho para pôr esse Corinthians nos trilhos e, quem sabe, seja o início de uma história vitoriosa à frente da equipe que passa por turbulências dentro e fora de campo.

Foto: Leonardo Carrara
Descubra mais sobre Rádio Gil Arruda Sports
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Acho que o time ainda está muito frágil e deslocado. Boa sorte ao Dorival.
CurtirCurtir