Carabobo? Bucaramanga? Os curiosos nomes dos times sul-americanos!

em
Fonte: Carabobo FC

Aqui no Brasil, a gente sabe bem a origem do nosso clube do coração e também dos outros times (nome, escudo, cor do uniforme, hino, história da fundação).

Nomear um clube envolve escolher um nome que possa refletir a identidade, a história e os valores, bem como criar um vínculo emocional com os torcedores.

A escolha do nome pode ser influenciada por diversos fatores (região, a cultura, a história local, e até mesmo elementos míticos ou simbólicos).

O mais comum é o time ter o nome da cidade, do estado, do bairro ou de alguma situação que marcou a história do clube (como por exemplo, a visita do time de estudantes ingleses Corinthian Casuals, que encantou cinco rapazes paulistanos e os inspirou a fundar o Sport Club Corinthians Paulista em 1910).

Recentemente, e principalmente em competições na América do Sul estamos nos deparando com nomes de clubes muito curiosos, aqueles que a gente precisa ir no Google pra saber qual a origem! Listamos seis casos desses para você tirar essa curiosidade!

Always Ready

Fonte: Club Always Ready

O atual líder do campeonato boliviano e que disputou por quatro anos seguidos a Libertadores (2021-2024) é conhecido por ter o segundo estádio mais alto do mundo! O El Alto está a simplesmente 4.150m acima do nível do mar.

O nome surgiu a partir do lema “Estar sempre pronto”. E como havia um enorme poder literário na época, o nome foi traduzido para o inglês, algo comum entre outros times de futebol bolivianos (como o The Strongest por exemplo).Foi assim que este clube começou sua trajetória no futebol boliviano, a ponto de se tornar um dos maiores do país.

Atlético Bucaramanga

Fonte: Redes Sociais

Após 27 anos, o clube colombiano volta a disputar a Libertadores, e atualmente disputa com o Fortaleza uma vaga para a próxima fase no grupo E no dia 29 de maio. O nome do time, de acordo com o dicionário nacional, é de origem indígena, composto pelas palavras “Bucar” e “Amanga”, que significam senhor e quarto ou casa, respectivamente.

Carabobo FC

Fonte: Carabobo FC

O último colocado no grupo A da Libertadores e sem chances de classificação nem para a Sul-Americana, é um clube novo, com apenas 28 anos de história.
Sua fundação vem da iniciativa do Governo do Estado de Carabobo, região Centro-Norte da Venezuela.

O nome do clube e da região é de uma batalha histórica da Independência venezuelana, a Batalha de Carabobo. Em 1821, há mais de 200 anos, o exército liderado por Simón Bolívar – idealizador do movimento de emancipação – duelou com os espanhóis colonizadores da Venezuela e venceu a batalha.

Mushuc Runa

Uma das histórias mais curiosas desta temporada. Simplesmente, a jovem equipe do Equador tem a melhor campanha da Copa Sul-Americana 2025, com 13 pontos em cinco partidas (com uma vitória e um empate sobre o Cruzeiro, que não tem mais chances de classificação).
O Mushuc Runa foi fundado em 2003 por uma cooperativa de crédito, leva seu logotipo na camisa e representa a causa cooperativista com orgulho.
Em 1997, um grupo de indígenas Chibuleos da província de Tungurahua decidiu fundar a Mushuc Runa Cooperativa de Ahorro y Crédito, uma cooperativa com o intuito de suprir necessidades de uma camada marginalizada da população.
“Mushuc Runa” significa “homem novo” no idioma quíchua e simboliza um grito de liberdade. O propósito da cooperativa era estimular a integração da população indígena à economia equatoriana, formando pessoas prósperas no aspecto financeiro e carregadas de valores ancestrais.

San Antonio Bulo Bulo

Fonte: San Antonio Bulo Bulo

Garantido no playoff da Sulamericana, por ser terceiro colocado do grupo H da Liberta, o time boliviano tem uma ascensão meteórica no continente.
O San Antonio Bulo Bulo estreou na Primeira Divisão Boliviana em 2024 e venceu o Torneio Apertura.
Tornaram-se então o primeiro time a se classificar para a Copa Libertadores de 2025.

Em 2021, o empresário Juan Tardío comprou o clube conhecido, que foi fundado em “la cancha”, como os mercados populares são frequentemente chamados em Cochabamba. Naquela época, ele acrescentou “Bulo Bulo” em homenagem a uma região de exploração de ureia e hidrocarbonetos.
Outra curiosidade está no seu brasão, muito parecido com o da CBF, pois Juan é um grande admirador do futebol brasileiro.


Descubra mais sobre Rádio Gil Arruda Sports

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário