Um texto de um rapaz fascinado por trocadilhos e futebol (numa proporção parecida) para lamentar mais uma vez os exageros do árbitro de vídeo.
Na noite deste sábado, Corinthians e Internacional fizeram um duelo interessantíssimo. Em um jogo com duas viradas, o Timão venceu a partida por 4 a 2, com direito a hat-trick de Yuri Alberto, mostrando que a tal “lei do ex” poderia ter sido a quarta de Newton, se este tivesse vivido na era do futebol. Mas não foi só o camisa 9 que brilhou: o árbitro de vídeo também resolveu roubar a cena.
No segundo tempo, o árbitro Paulo César Zanovelli foi chamado em três oportunidades para checar e, no fim, mudar a marcação de campo em lances duvidosos que o VAR insiste em interferir. Em dois deles, acabou anulando gols do Corinthians por faltas em que (na visão deste que vos fala) nenhuma imagem foi 100% clara de infração. No fim do jogo, o juiz voltou atrás pela terceira vez e marcou pênalti de Romero (o gêmeo do Inter, no caso) em Bidu, quando no momento do lance estava de frente para a jogada, o que só mostra a falta de confiança nas próprias decisões.
O Internacional também não saiu feliz com a atuação de Zanovelli. Ao fim da partida, o zagueiro Vitão se queixou de um lance no primeiro tempo em que Yuri Alberto teria (na visão dele) cometido pênalti em Wesley – um lance tão duvidoso quanto os já citados – mostrando a falta de critério de quem comandava o árbitro de vídeo. A pergunta que fica é: por que o VAR entra em algumas jogadas e ignora outras com o mesmo nível de incerteza?
O torcedor brasileiro está cada vez mais se acostumando (e se irritando) com o excesso de intervencionismo do VAR. A falta de soberania do juiz da partida em lances subjetivos deixa o questionamento do limite de uso do árbitro de vídeo, que acaba atrapalhando o ritmo dos jogos do Brasileirão – inclusive os excelentes, como o da noite de hoje em Itaquera.
E, para encerrar este texto como começou, a partida só poderia terminar com uma aula de como caVAR na frente do goleiro.
Descubra mais sobre Rádio Gil Arruda Sports
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
