
Foto: Daniel Duarte/AFP
A terceira rodada da Copa Conmebol Libertadores foi disputada entre terça-feira (22) e quinta-feira (24). Confira a situação de cada grupo e como foi essa rodada marcada por fortes emoções:
Pelo Grupo A, o Carabobo-VEN empatou em 1×1 e conquistou seu primeiro ponto na competição contra o Universidad de Chile, encerrando o aproveitamento de 100% dos chilenos. Edson Tortolero, aos 22 minutos do primeiro tempo, marcou de pênalti para o Carabobo. No final da primeira etapa, também de pênalti, Charles Aránguiz empatou, dando números finais à partida. O Botafogo, fora de casa, foi derrotado por 1×0 pelo Estudiantes-ARG. Guido Carrillo, aos 38 minutos da primeira etapa, chutou de fora da área, a bola desviou na zaga e, antes da defesa do goleiro Jhon, quicou à sua frente, tomando um efeito que o enganou e resultando no único gol da partida, complicando a situação da equipe brasileira. O Universidad de Chile lidera com 7 pontos, seguido pelo Estudiantes-ARG com 6 pontos, Botafogo com 3 e o lanterna Carabobo-VEN com 1 ponto somado.
No Grupo B, emoção e surpresas não faltaram. O Barcelona-EQU foi derrotado em casa pelo Universitario-PER pelo placar mínimo de 1×0. Edison Flores, aos 31 minutos da primeira etapa, marcou o gol que decretou a vitória do time peruano, embolando ainda mais o grupo. Ainda no Equador, o Independiente del Valle empatou em 2×2 com o River Plate após estar vencendo a partida por 2×0 até metade do segundo tempo. Claudio Spinelli, em seis minutos, anotou dois gols para os equatorianos. No segundo tempo, a reação argentina veio nos pés de Giuliano Galoppo e Sebastián Driussi para deixar tudo igual. O River Plate lidera com 5 pontos, Independiente del Valle e Barcelona-EQU, igualados com 4 pontos, dividem a segunda e terceira colocação, enquanto o Universitario-PER, com 3 pontos, completa a quarta colocação, configurando um grupo extremamente equilibrado que promete emoção até a última rodada.
Pelo Grupo C, a LDU-EQU empatou sem gols contra o Flamengo jogando em Quito, em uma partida morna e com poucas chances claras para ambas as equipes. Jogando em casa, o Central Córdoba-ARG, estreante na competição, venceu por 2×1 o Dep. Táchira-VEN. Todos os gols foram marcados no primeiro tempo: aos 4 minutos, Luis Miguel Angulo, e aos 19 minutos, Nicolás Quagliata abriram vantagem para os argentinos. Juan Requena, aos 37 minutos, descontou para o Dep. Táchira-VEN, dando números finais ao placar. O Central Córdoba lidera com 7 pontos, seguido pela LDU-EQU com 5 pontos, o Flamengo com 4 pontos segue de perto, e na última colocação, sem pontuar, está o Deportivo Táchira-VEN.
No Grupo D, o Alianza Lima-PER venceu em casa o Talleres-ARG por 3×2, em uma partida marcada pelos veteranos e incansáveis do time. Paolo Guerrero anotou dois gols para o time peruano, mas Federico Girotti, também com dois gols, deixou tudo igual no jogo. No apagar das luzes, Hernán Barcos, com extrema categoria, marcou para o Alianza Lima-PER, garantindo a vitória. No jogo valendo a liderança, o Libertad-PAR foi derrotado em casa pelo São Paulo por 2×0. Em uma partida truncada no primeiro tempo, sem gols, o Tricolor voltou mais ligado para o segundo tempo e, em um contra-ataque, Lucas Ferreira, aos 17 minutos, abriu o placar no Paraguai. Lorenzo Melgarejo, na metade da partida, perdeu um pênalti para o Libertad-PAR. O castigo veio no final, em mais uma jogada do São Paulo: André Silva marcou o segundo gol, fechando o placar para o Tricolor fora de casa. O São Paulo lidera com 7 pontos, seguido pelo Libertad-PAR com 6, Alianza Lima-PER com 4, e o Talleres-ARG na quarta colocação, sem pontuar.
Pelo Grupo E, o Colo Colo-CHI empatou em casa por 1×1 com o Racing-ARG. Lucas Cepeda, logo aos 9 minutos de jogo, abriu o marcador para os chilenos, mas no finalzinho da partida, Martín Barrios fez o gol que garantiu o empate para os argentinos. O Atlético Bucaramanga-COL é a sensação do grupo e faz uma grande campanha até o momento. Jogando em casa, o time recebeu o Fortaleza. Deyverson, aos 19 minutos, abriu o placar para os Leões, que se seguraram e perderam várias oportunidades de ampliar o marcador. No final, aos 44 minutos do segundo tempo, viram Luciano Pons, de pênalti, empatar a partida na Colômbia. O Atlético Bucaramanga lidera com 5 pontos, seguido pelo Racing-ARG com 4, Colo Colo-CHI com 2, e o Fortaleza conquista seu primeiro ponto na competição, ocupando a quarta colocação. Vale lembrar que Colo Colo-CHI e Fortaleza aguardam decisão da Conmebol sobre a partida entre ambas, paralisada por falta de segurança, o que ocasionou o falecimento de duas pessoas no entorno do estádio. No Grupo F, considerado o “da Morte”, muito equilíbrio entre as equipes e jogos eletrizantes marcaram a rodada. No Beira Rio, o Internacional recebeu o Nacional-URU. Com apenas 10 minutos de jogo, o Nacional-URU já havia marcado duas vezes: Julián Camilo Millán Díaz, aos 6 minutos, abriu o placar, e aos 10 minutos, Luciano Boggio marcou o segundo gol. Aos 43 minutos, Sebastián Coates marcou o terceiro gol para os uruguaios. Dois minutos depois, pênalti para o Internacional, e Alan Patrick descontou no final do primeiro tempo. O jogo foi muito polêmico: o Internacional teve um gol anulado e dois pênaltis revisados e anulados pelo VAR, tudo isso na primeira etapa. No retorno para o segundo tempo, Roger Machado colocou o time para frente em busca de um empate heroico, e Bernabei e Fernando marcaram para o Colorado. Ao fim da partida, um torcedor do Nacional-URU foi preso por atos racistas. Jogando na Arena Fonte Nova, o Bahia recebeu o Atlético Nacional-COL e venceu por 1×0, com gol marcado na segunda etapa por William José. Ao final da partida, o técnico Rogério Ceni valorizou os três pontos, mas disse que, por ter dois compromissos fora de casa, contra o próprio Atlético Nacional-COL e o Internacional no Beira Rio, a atenção terá que ser redobrada, pois o momento é bom, mas nada está definido. O Bahia assume a liderança com 7 pontos, o Internacional com 5 é o segundo, o Atlético Nacional-COL tem 4, e o Nacional-URU, com 1 ponto, é o quarto colocado.
Pelo Grupo G, o Palmeiras subiu na altitude para encarar o Bolívar-BOL e venceu por 3×2. Flaco López, aos 19 minutos, e Estevão, aos 45 minutos do primeiro tempo, deixaram o Verdão em vantagem para o intervalo. Jogando em casa e com a altitude a seu favor, o Bolívar-BOL foi para o tudo ou nada e, através do seu centroavante brasileiro Fábio Gomes, chegou ao empate com dois gols. Mas Maurício, aos 27 minutos da etapa final, marcou o gol que selou a vitória e os 100% de aproveitamento da equipe comandada por Abel Ferreira. O Cerro Porteño-PAR, em casa, empatou em 2×2 com o Sporting Cristal-PER, mas foi a equipe peruana que saiu na frente, com Santiago González marcando aos 37 minutos. Mas não deu tempo de comemorar: Cecilio Domínguez, aos 42, e Federico Carrizo, aos 44, viraram a partida para o Cerro Porteño-PAR. Nos acréscimos da partida, Rafael Julián Lutiger Vidalón marcou o gol de empate para o Sporting Cristal-PER. O Palmeiras é líder e o único com 100% de aproveitamento, com 9 pontos, seguido pelo Cerro Porteño com 4, Bolívar-BOL em terceiro com 3, e Sporting Cristal com 1 ponto na quarta colocação.
No Grupo H, Olímpia-PAR e Peñarol-URU terminaram em 0x0 em uma partida bem disputada, mas ambas as equipes não conseguiram alterar o placar. Na Bolívia, o San Antonio Bulo Bulo-BOL venceu por 2×1 o Vélez Sarsfield-ARG. Um fato curioso é que o San Antonio Bulo Bulo-BOL não marcou nenhum gol e saiu vencedor do confronto. Aos 26 minutos, Elías Gómez marcou contra, abrindo o placar para os bolivianos. Na segunda etapa, os gols só saíram no fim do jogo: aos 41 minutos, Michael Santos, que havia acabado de entrar, marcou contra o Vélez Sarsfield-ARG novamente, e Álvaro Montoro, aos 45, fez um gol a favor para o time argentino, dando números finais à partida. Vélez Sarsfield-ARG e San Antonio Bulo Bulo-BOL dividem a liderança com 6 pontos cada, em terceiro aparece o Peñarol-URU com 4, e o Olímpia-PAR, com apenas 1 ponto conquistado, é o quarto colocado.
Após três rodadas, Hernán Barcos, do Alianza Lima-PER, é o artilheiro da competição com 5 gols, seguido pelo companheiro de clube Kevin Quevedo, Ramiro Vaca do Bolívar e Alan Patrick do Internacional, os três com 4 gols. Chega ao fim a terceira rodada da Conmebol Libertadores, com emoções à flor da pele e a certeza de que ainda vem muita história por aí!

Foto: Cesar Grego
Descubra mais sobre Rádio Gil Arruda Sports
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
