
Foto: Nelson Almeida/AFP
O Corinthians recebeu o Racing-URU na noite desta quinta-feira (25), na Neo Química Arena, em partida válida pela terceira rodada do Grupo C da Copa Sul-Americana. Ainda sob o comando do interino Orlando Ribeiro, após a demissão de Ramón Díaz, o Timão contou com o retorno do goleiro Hugo Souza, recuperado de lesão que o afastou desde a final do Campeonato Paulista. Do outro lado, o Racing-URU, desfalcado de nove jogadores, buscava seus primeiros pontos na competição.
Contrariando as expectativas de um domínio corinthiano inicial jogando em casa, o que se viu foi um time desorganizado e nervoso nas tomadas de decisão. Logo aos 4 minutos, o Racing-URU quase abriu o placar com uma perigosa finalização de Santiago Ramírez no ângulo, mas Hugo Souza fez uma defesa espetacular, espalmando a bola para escanteio. O Corinthians seguia perdido em campo, carente de um jogador para cadenciar e criar jogadas no meio-campo. As tentativas de Ángel Romero, Memphis Depay e Yuri Alberto esbarravam na forte marcação da equipe uruguaia.
Aos 15 minutos, o zagueiro corinthiano Félix Torres cometeu falta dura em Thiago Espinosa e recebeu cartão amarelo. Após revisão do VAR, o árbitro Guillermo Guerreiro reverteu a decisão e aplicou o cartão vermelho, deixando o Corinthians com um jogador a menos. Mesmo com a desvantagem numérica, o time da casa tentava buscar o gol. Aos 25 minutos, Romero recebeu lançamento no meio e finalizou à direita do goleiro Amade. Dez minutos depois, Depay cruzou pela direita na área, mas a zaga afastou, evitando a finalização de Yuri Alberto. O Racing-URU também chegava ao ataque, porém sem muita efetividade nas conclusões defendidas por Hugo Souza. No final do primeiro tempo, Ángel Romero arriscou um voleio após cruzamento de Matheuzinho, mas a bola subiu demais.
O segundo tempo começou com o Racing-URU buscando aproveitar a vantagem de um jogador a mais, substituindo Santiago Ramírez por Alejandro Severo. Logo aos 7 minutos, o Corinthians teve um escanteio. Memphis Depay cobrou com efeito, a zaga não afastou, e a bola sobrou para Ángel Romero, que finalizou de primeira, abrindo o placar para o Corinthians. No entanto, o lance foi paralisado, com o árbitro assinalando que a bola teria feito uma curva para fora do campo na origem da cobrança de Depay. Após longa análise do VAR, o gol foi validado: Corinthians 1×0 Racing-URU.
Poucos minutos após o gol, uma confusão generalizada tomou conta do meio-campo, com jogadores de ambas as equipes se desentendendo e trocando empurrões, iniciando um princípio de briga. O árbitro interveio, amarelando Monzón e Raniele. Aos 20 minutos, Carius arriscou um potente chute de fora da área, Hugo Souza fez outra grande defesa, espalmando para escanteio. Aos 41 minutos, Fonseca tentou de longe, e Hugo Souza rebateu para o meio da área. Na sobra, o goleiro corinthiano evitou novamente o empate na finalização de Severo. A bola ficou viva na área e quase entrou, mas Matheuzinho conseguiu afastar em cima da linha.
Nos minutos finais, o Racing-URU tentou desesperadamente buscar o empate, mas o Corinthians conseguiu segurar a vitória magra na Neo Química Arena. Com o resultado, o Corinthians chegou aos 4 pontos, permanecendo na terceira colocação do Grupo C, mas viu a diferença para o líder Huracán-ARG (7 pontos) e para o segundo colocado América de Cali-COL (5 pontos) diminuir. O próximo compromisso do Corinthians na Sul-Americana será na terça-feira (6), novamente em Itaquera, contra o América de Cali-COL. Antes disso, o time enfrenta o Flamengo no domingo (27), pelo Campeonato Brasileiro. O Racing-URU segue sem pontuar na competição e receberá o Huracán na quinta-feira (8).
Nos bastidores, o Corinthians concentra seus esforços para anunciar um novo técnico o mais rápido possível. O nome de Dorival Júnior é o mais cotado e a diretoria espera fechar o acordo nas próximas horas.

Foto: Nelson Almeida/AFP
Descubra mais sobre Rádio Gil Arruda Sports
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
