A terceira rodada do Campeonato Brasileiro de 2025, realizada entre 12 e 13 de abril, trouxe confrontos emocionantes que movimentaram a tabela de classificação. A rodada teve início no sábado (12) com 4 partidas.
No Estádio Nabi Abi Chedid, o Red Bull Bragantino venceu o Botafogo por 1 a 0. O gol da vitória foi marcado por Eduardo Sasha aos 5 minutos do primeiro tempo, aproveitando uma falha defensiva do Botafogo em cruzamento de Jhon Jhon. Com 1 a 0, o Massa Bruta encerrou um jejum de cinco jogos sem vitória e conquistou seu primeiro triunfo no campeonato, indo a 4 pontos na competição. O Botafogo conheceu sua primeira derrota no Brasileirão, apresentou uma partida muito apagada e segue sem vencer fora de casa, ficando com os mesmos 4 pontos na tabela.
O Juventude no Alfredo Jaconi recebeu o Ceará. O Vozão saiu na frente com Aylon aos 41 minutos do primeiro tempo. A resposta veio no lance seguinte: Mandaca deixou tudo igual para o Juventude. No segundo tempo, o Ceará caiu de produção e as mudanças do técnico Fábio Matias, do Juventude, surtiram efeito. Aos 23 minutos do segundo tempo, Matheus Babi, no primeiro toque na bola, aproveitou cruzamento na área e fez o gol de cabeça, garantindo o triunfo para os gaúchos. O Ceará conheceu sua primeira derrota no campeonato e permanece com 4 pontos. O Juventude chega aos 6 pontos, mantém o 100% de aproveitamento no Alfredo Jaconi na temporada e garante sua segunda vitória no Brasileirão.
O Palmeiras recebeu o Corinthians na Arena Barueri e não tomou conhecimento, venceu o clássico por 2 a 0 e dominou a partida do início ao fim. O Palmeiras impôs uma forte pressão desde o começo, o que surtiu efeito aos 14 minutos: Piquerez dominou a bola perto da meia-lua e finalizou no canto direito de Donelli, fazendo um belo gol. O Corinthians se via facilmente dominado e não demorou muito para Emiliano Martínez, de fora da área, bater no ângulo esquerdo para ampliar e colocar o Verdão em vantagem confortável. Vitor Roque ainda fez o terceiro gol, mas foi anulado pelo VAR. O Corinthians, sem reação e apático, só foi levar perigo ao Palmeiras nos acréscimos da etapa final e viu, através de seu goleiro Donelli, o desastre não ser ainda maior, visto que o arqueiro impediu ao menos três finalizações certeiras. Com a vitória, o Palmeiras vai a sete pontos e divide a liderança do Brasileirão com o Flamengo. Já o Corinthians sofre sua primeira derrota e estaciona com 4 pontos.
Em São Januário, o Vasco mostrou mais uma vez sua força como mandante e fez um excelente resultado, vencendo o Sport Recife por 3 a 1. Coutinho e Vegetti chamaram a responsabilidade: o camisa 10 sendo muito eficaz nas armações das jogadas e o Pirata sempre frio, no lugar certo e na hora certa, marcando 2 gols. No primeiro tempo, aos 32 com assistência de Coutinho e aos 41 com assistência de Nuno Moreira, Pablo Vegetti marcou duas vezes e levou o Vasco com uma boa vantagem para o intervalo. Aos 10 minutos do segundo tempo, um susto: Hugo Moura tentou cortar o escanteio e acabou marcando contra, diminuindo para o Sport. Com o gol, o Leão se animou e foi para cima do Cruzmaltino, que por sua vez apostou nos contra-ataques e assim veio o golpe final. Payet, aos 38 minutos da etapa final, achou Rayan pela esquerda. O garoto, que havia acabado de entrar, é mais rápido que Hereda, do Sport, invade a área e toca na saída do goleiro Caique França para fechar o placar. O Sport, recém-promovido, se vê em má situação com apenas 1 ponto na competição. O Vasco se recupera da derrota sofrida na última rodada e soma 6 pontos no Brasileirão.
Nos jogos de domingo (13), a rodada foi aberta às 16h00 na Arena Fonte Nova. Bahia e Mirassol nunca haviam se enfrentado pelo Brasileirão Série A. Com isso, um primeiro tempo equilibrado: o Mirassol, aos 17 minutos, abriu o placar com Gabriel Santana. O Bahia, por sua vez, através de Erick Pulga e William José, chegava várias vezes, mas parava no sistema defensivo do Mirassol. Aos 40 minutos, Erick Pulga deixou tudo igual. Ainda houve tempo para o VAR anular um gol de David Duarte pelo lado do Bahia e de Iury pelo lado do Mirassol, mas ficou nisso: Bahia 1×1 Mirassol. Com o resultado, o Bahia obteve o terceiro empate na competição, já o Mirassol soma dois pontos ganhos.
O Grêmio, jogando em casa, recebeu o Flamengo que, em tarde inspirada de Arrascaeta marcando dois gols, deu a vitória para o time carioca no sul. Logo aos 3 minutos, o camisa 10 do Flamengo abriu o placar após driblar o goleiro Volpi no primeiro ataque. O Grêmio, muito desorganizado e perdido no jogo, foi facilmente dominado no primeiro tempo. No retorno para a segunda etapa, o Grêmio voltou sem organização nenhuma, marcando muito mal e perdido assim como no primeiro tempo. O Flamengo continuou com um ritmo forte e, aos 22 minutos do segundo tempo, Arrascaeta, aproveitando um erro defensivo, fez o segundo da partida e dele no jogo. O Imortal não teve forças para reagir e viu sua torcida ecoar vaias e protestando a equipe ao final da partida. O Flamengo chega a 7 pontos e divide a liderança do Brasileirão com o Palmeiras, já o Grêmio para nos 3 pontos e fica lá embaixo na competição.
Sem grandes emoções, São Paulo e Cruzeiro ficaram no empate em 1 a 1 no Morumbis. O primeiro tempo foi marcado por um jogo muito físico das duas equipes e sem grandes jogadas por ambos os times, o primeiro tempo não saiu do zero no placar. Na volta do intervalo, logo aos 7 minutos, Ferreirinha, em uma ótima sequência de jogos, aproveitou um cruzamento de Cedric Soares e fez o gol do Tricolor Paulista. A partida após o gol ficou aberta, o Cruzeiro veio para cima e, em um escanteio, bola na área e Kaio Jorge desviou na pequena área e igualou o marcador aos 20 minutos da etapa final. As equipes ainda continuaram buscando a vitória, porém o resultado permaneceu até o apito final. O Tricolor segue sem vencer, mas também não perdeu, chegou aos três pontos. O Cruzeiro, com um empate fora de casa, termina a rodada com 5 pontos conquistados.
No Maracanã, o Fluminense recebeu o Santos em uma partida muito amarrada, sem muitas oportunidades de gols. O jogo, que parecia não sair do zero a zero, teve um capítulo improvável e cruel. O Santos não conseguiu executar um futebol ofensivo e agredir o goleiro Fábio, que foi mais um espectador ao longo dos 90 minutos. O Fluminense dominou as ações, mas parava na forte marcação do Peixe. No apagar das luzes, Arias encontrou Samuel Xavier na ultrapassagem pela direita, que bateu cruzado. A bola desviou em Escobar e caprichosamente morreu no ângulo do goleiro Brazão. O Fluminense, com a vitória, foi a seis pontos e fechou a rodada no G6. Já o Santos fica com um ponto e liga o sinal de alerta no Brasileirão.
No Castelão, o Fortaleza recebeu o Internacional defendendo um tabu de 5 jogos sem perder para o time gaúcho pelo Brasileirão (4V1E). Já o Internacional vinha embalado e com possibilidades de dormir na liderança. Um primeiro tempo sem muitas oportunidades de gols, mas um jogo muito bem jogado, com as duas equipes se estudando e tentando surpreender nas chances que criavam. Na segunda etapa, o Leão voltou mais ligado na partida, já o Internacional estava meio desligado. Aos 7 minutos, Moisés fez uma obra de arte com um belo gol de bicicleta, delírio da torcida que durou pouco. O VAR foi acionado e, depois de muita demora, o gol foi anulado devido a um impedimento de Yago Pikachu na origem da jogada. Moisés, ainda na comemoração, acabou se lesionando e deixando a partida desolado. O Fortaleza ainda tentou buscar a vitória, porém o Internacional conseguiu se segurar e o equilíbrio se manteve até o final. Fim de papo no Castelão: Fortaleza 0x0 Internacional. O Leão se manteve invicto com 5 pontos no Brasileirão, mesmo número de pontos do Internacional.
Fechando a rodada no Mineirão, o Atlético-MG empatou em 2 a 2 com o Vitória e passou sufoco. O Galo começou muito bem e atacando o adversário, mas era parado pela forte marcação do time baiano, que conseguiu neutralizar as principais jogadas do Atlético-MG. O Vitória, na dele, porém foi quem teve as melhores oportunidades do primeiro tempo, que ficou no zero a zero. Na volta do intervalo, o Vitória, no primeiro lance do segundo tempo, abriu o placar com gol de Lucas Halter de cabeça. Não demorou muito e, aos 11 minutos, Fausto Vera aproveitou a sobra e empatou a partida para o Galo. Mas veio o susto aos 19 minutos: Matheusinho mandou no canto e colocou os baianos novamente em vantagem. Quando o jogo estava aos 42 minutos, Igor Gomes mandou para as redes e garantiu o empate no Mineirão. O Vitória conquistou seu primeiro ponto no Brasileirão, já o Atlético-MG ainda não venceu na competição e soma seu segundo ponto.

Foto: ESPN
Descubra mais sobre Rádio Gil Arruda Sports
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
